Crio este blog com a intenção de escrever sobre assuntos diversos; ciência, religião, atualidades, tudo isso junto ou ainda, nada disto. Não me iludo à ponto de pensar que me sairei bem ao discutir todos estes temas mas, pretendo instruir-me cada vez mais, à medida que procuro 'passar à diante' algum conhecimento. Antes de tudo, vejo a necessidade de esclarecer a escolha do nome do blog.
Este 'numero', quase zero, é uma aproximação da população média do universo, melhor dizendo; a densidade demográfica universal. A explicação é dada por uma citação de um livro de Douglas Adams:
- "Sabe-se que há um número infinito de mundos, simplesmente porque há uma quantidade de espaço infinita para que estejam dentro. Entretanto, muitos deles não são habitados. Conseqüentemente, deve haver um número finito de mundos habitados. Todo número finito dividido pela infinidade é tão próximo a nada; como não existe probabilidade de criação, assim, a população média de todos os planetas no universo pode ser dita como zero. Disto segue que a população do universo é também zero, e que alguns povos que você puder encontrar de tempos em tempos são meramente o produto da sua imaginação."
Claramente percebemos, que falta alguma lógica nesta citação. Isto por que ela é uma falácia, conhecida como Reductio ad absurdum onde, um resultado contraditório surge de uma premissa falsa. O que me faz lembrar que, muito provavelmente, falácias entrarão em discussão em outras postagens neste blog. No entanto, não quer dizer que haverá algum humor nestas postagens pois, ao contrário desta citação, muitas falácias são usadas de má fé -ou ignorância- para convencer o ouvinte à concordar com uma premissa que não é verdadeira. Por esta e outras admiro tanto Douglas Adams, ele 'mostra' temas importantes de forma humorada em todos seus livros, instigando o leitor à refletir sobre temas alheios ao próprio enredo de seu livro e, por isto, a homenagem no nome do blog.
Encerro aqui a primeira postagem, espero que seja a primeira de muitas e que vocês gostem.
ADAMS, Douglas - O Restaurante no fim do universo - Rio de Janeiro: Sextante, 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário